Olá, colegas de sangue italiano! Tudo bem com vocês? Hoje vamos desvendar uma dúvida bem comum!
Muitos se perguntam: é necessário viajar até a Itália para obter a cidadania italiana? Vou detalhar como esse processo funciona e o que ele implica.
Primeiro, é importante esclarecer que o termo correto não é “tirar” a cidadania, mas sim “reconhecer” sua cidadania italiana. Se você tem ascendência italiana, você já é, por direito, italiano. Mas precisa fazer um processo para ser reconhecido como tal
O que você precisa é reconhecer essa ancestralidade formalmente. Portanto, o processo é de “reconhecimento”, e não de “obtenção”.
Entendido? Então vamos prosseguir!
Respondendo a pergunta do título, você não necessariamente precisa ir até a Itália para reconhecer sua cidadania! Porém, pode ser mais vantajoso que você vá.
Vamos explicar a diferença…
Reconhecimento da cidadania no Brasil
No Brasil, o processo de reconhecimento da cidadania italiana é realizado através dos consulados italianos espalhados pelo país. Para começar, você precisa reunir uma série de documentos, como certidões de nascimento, casamento e, se for o caso, de morte de seus antepassados italianos, além de provas de sua ligação direta com eles.
Esses documentos precisam ser devidamente traduzidos e apostilados. Após a entrega da documentação, segue-se uma longa espera, já que a demanda é alta e a capacidade dos consulados é limitada, o que pode resultar em uma espera de vários anos – em alguns casos, mais de uma década.
Reconhecimento da cidadania na Itália
Realizar o processo na Itália pode ser uma opção mais ágil. Você precisará estabelecer residência em uma comune italiana e apresentar os mesmos documentos exigidos no Brasil, seguindo as normas locais.
Geralmente, os processos concluídos na Itália levam de alguns meses a um ano, a depender da comune escolhida.
Vantagens de reconhecer no Brasil
Optar por realizar o processo no Brasil pode ser menos oneroso. Não há a necessidade de arcar com os custos de uma viagem e estadia prolongada na Itália, além de não ser imprescindível saber falar italiano. No entanto, a desvantagem significativa é o tempo de espera, que, dependendo do consulado da sua região, pode ultrapassar uma década.
Vantagens de reconhecer na Itália
Já o reconhecimento na Itália é notadamente mais rápido. Além disso, permite que você experiencie viver no país dos seus antepassados, o que pode ser uma experiência enriquecedora. Contudo, o processo é mais custoso, exige uma preparação para uma estadia fora do país e, em geral, a contratação de assessoria especializada, dada a necessidade de navegar pelo sistema burocrático italiano e a barreira do idioma.
Eu considero que, apesar das desvantagens, esta é a melhor forma. Pode ser caro, mas certamente você levará menos de 10 anos para se preparar financeiramente, não é mesmo? Nosso tempo também tem um custo e precisamos levá-lo em conta.
Qual eu escolhi?
Eu optei por realizar meu reconhecimento na Itália e passei um mês no sul do país, na região da Calabria. Foi uma decisão acertada, especialmente porque, aqui no estado de São Paulo, o processo poderia levar mais de 10 anos!
Vivi um mês intenso e rico em experiências. Voltei com toda documentação pronta apenas aguardando pela finalização, e depois de alguns meses, pude tirar o meu passaporte no consulado do estado de São Paulo, já como um italiano!
Qual você deve escolher!
Ao decidir qual caminho tomar, considere as vantagens e desvantagens mencionadas. Pese os custos, o tempo de espera e as experiências pessoais que cada opção oferece. Lembre-se de que a escolha é pessoal e deve se alinhar com suas condições e expectativas.
Espero que este post tenha esclarecido suas dúvidas e ajudado a planejar seus próximos passos rumo ao reconhecimento da cidadania italiana.
Boa sorte na sua jornada, e até a próxima!