Olá, nobres amigos de sangue italiano! Tudo bem com vocês?
Com o passaporte italiano em mãos, precisamos agora tirar visto para visitar os Estados Unidos? Vamos falar sobre isso e explicar os procedimentos para visitar a terra do Tio Sam como um italiano!
Direto ao ponto!
A resposta é que não. Se você tem um passaporte italiano em mãos, você não precisa tirar visto para visitar os Estados Unidos. Viajando apenas com o passaporte, você pode entrar no país e permanecer por até 3 meses. Porém, você precisará tirar um documento online chamado ESTA. Vamos falar mais sobre ele!
O que é o ESTA?
O ESTA é um sistema de autorização de viagem para cidadãos ou nacionais elegíveis de países que fazem parte do Programa de Isenção de Visto dos Estados Unidos da América.
A Itália faz parte desse programa de isenção de visto. Portanto, pessoas com nacionalidade italiana podem entrar nos Estados Unidos isentos de visto, através deste sistema de autorização chamado ESTA.
Para a aplicação, é necessário ter um passaporte válido de um país participante do programa, um e-mail válido, endereço residencial e número de telefone, além de um contato de emergência. O custo da aplicação é de 21 dólares!
Você pode acessar o site oficial do ESTA clicando aqui.
Qual passaporte uso para sair do Brasil?
Na hora de passar no guichê da Polícia Federal ao sair do Brasil, apresente o seu passaporte brasileiro. Hoje em dia, há guichês automáticos caso você tenha passaporte com chip ou caso passe no guichê com um atendente.
Não haverá nenhum tipo de verificação ou questionamento sobre o caminho da sua viagem.
Você pode sair do Brasil utilizando o seu passaporte brasileiro ou apenas o RG. Porém, caso apresente o RG, é provável que o oficial pergunte para onde está indo e se terá condições de entrar no país de destino.
Qual passaporte apresento na imigração norte-americana?
Ao chegar nos Estados Unidos e passar pela imigração, você deve apresentar o seu passaporte italiano junto com uma cópia do ESTA impresso.
Se você apresentar o passaporte brasileiro, o oficial verificará se você tem ou não um visto e caso não tenha, pode ter a sua entrada negada. Chegou lá, apresente o passaporte italiano!
Qual passaporte apresento no check-in da companhia aérea?
Na hora de fazer o check-in da companhia aérea, o atendente tem a obrigação de verificar se você terá autorização para entrar no país de destino.
Por isso, se você apresentar o passaporte brasileiro, ele perguntará e verificará se você tem ou não o visto norte-americano.
Mas, mesmo estando no Brasil, você pode apresentar o passaporte italiano. Ao vê-lo, o atendente já saberá que você tem autorização para entrar. Porém, ele questionará se você tem o ESTA. Apenas com ele você será autorizado a embarcar.
Tem fila diferente na imigração?
Com o passaporte europeu, estamos acostumados com o fato de que, na Europa, temos uma fila diferenciada para cidadãos europeus, que normalmente tem menos pessoas e o processo é mais rápido porque não há nenhum tipo de questionamento para autorizar a sua entrada.
Porém, nos Estados Unidos, isso não faz a menor diferença. Chegando lá, existem apenas duas filas: uma para cidadãos americanos e outra para estrangeiros. Você entrará na fila de estrangeiros, junto com pessoas de todos os tipos de passaporte.
Tem algum privilégio na imigração?
Não há nenhum privilégio na imigração norte-americana por ter um passaporte europeu. Você entrará na mesma fila que todos os estrangeiros e passará pelo mesmo processo de imigração.
O fiscal poderá questioná-lo sobre a sua estadia no país, questionar sobre sua hospedagem, perguntar quanto dinheiro está trazendo e o objetivo da sua viagem, da mesma forma que faria com pessoas de qualquer outra nacionalidade.
Qual passaporte é melhor para visitar os Estados Unidos?
Por um lado, o passaporte italiano tem uma vantagem para visitar os Estados Unidos: não necessita que você tire o visto norte-americano em um consulado ou na embaixada no Brasil, passando por um processo burocrático, com entrevista e altos custos. Você só precisa tirar o ESTA de forma online e viajar. Chegando lá, você terá autorização para permanecer por 90 dias ou 3 meses em território norte-americano.
Por outro lado, o passaporte brasileiro também tem uma vantagem em visitas aos Estados Unidos. Se você tem um visto norte-americano, ao desembarcar no país, você tem o direito de permanecer por 180 dias (equivalente a 6 meses) em território norte-americano.
Ou seja, dependendo do seu objetivo ao viajar e do tempo de estadia, pode valer mais a pena tirar um visto americano no Brasil com seu passaporte brasileiro e então viajar.
Passaporte italiano: Não precisa de visto, mas o tempo máximo de permanência é de 3 meses. O ESTA tem validade de 2 anos e precisa ser renovado.
Passaporte brasileiro: Precisa do visto, mas o tempo máximo de permanência é de 6 meses. O visto tem validade de 10 anos e o processo para renová-lo tem pouca burocracia.